Câmara de Franca implanta vaga de estacionamento reservada para autistas
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
11 de agosto de 2022
NOTÍCIAS – CÂMARA DE FRANCA
Câmara de Franca implanta vaga de estacionamento reservada para autistas
A Câmara Municipal de Franca implantou em seu estacionamento destinado ao público que fica do lado externo do prédio da Casa de Leis uma vaga reservada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
A medida cumpre a Lei 9.181/2022 que prevê a obrigação para estabelecimentos privados com área superior a 1.500 (um mil e quinhentos) metros quadrados, que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais reservadas às pessoas com deficiências, a reservar vagas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As áreas devem conter sinalização com placas indicativas e também com a demarcação horizontal com o Símbolo Mundial de Conscientização do Autismo.
O tema proposto pelos vereadores Donizete da Farmácia (MDB), Daniel Bassi (PSDB) também contou com apoio na elaboração dos vereadores Marcelo Tidy (União) e Ronaldo Carvalho (Cidadania) e foi aprovado em votação na 10ª Sessão Ordinária em 05 de abril de 2022.
Os autores justificaram ‘é facilitador para aqueles que apresentam o transtorno, e que possam se valer desses espaços para estacionar com maior facilidade e segurança’.
O projeto chegou a ser vetado pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB), submetido a uma nova análise das Comissões, e o veto foi rejeitado em Plenário. A matéria foi transformada em lei por promulgação sendo publicada no Diário Oficial do Município no dia 20 de maio de 2022.
Donizete destacou ‘estou muito feliz porque a Câmara Municipal é a primeira instalar a vaga reservada ao autista, mais um benefício que vem dar qualidade de vida aos autistas e familiares’. Marcelo Tidy (União) enfatizou ‘agradeço a todos que têm nos apoiado e é uma luta nobre’.
Ainda de acordo com a lei, os estabelecimentos terão prazo de 120 (cento e vinte) dias para se adequarem.
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)
Notícias Relacionadas
Presidente do sindicato cobra valorização e critica descontos no vale-alimentação de servidores
24 de fevereiro de 2026
Donizete cobra ampliação de casas populares e parabeniza família de Estevão por projetos sociais
24 de fevereiro de 2026
Walker Bombeiro da Libras denuncia problemas na educação e atrasos de empresas terceirizadas
24 de fevereiro de 2026
Região do Aeroporto pode se tornar “canteiro de obras”, projeta Claudinei da Rocha
24 de fevereiro de 2026
Gilson Pelizaro defende políticas públicas de prevenção à violência contra a mulher
24 de fevereiro de 2026
Zezinho cobra Sabesp, melhorias no trânsito e investimentos em campos esportivos
24 de fevereiro de 2026